Sobre o NEPHE

Vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) iniciou suas atividades em 2001.
Concebido como um espaço plural, de debates, de partilha de inquietações investigativas e reunindo professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação, o NEPHE tem se empenhado em aprofundar as reflexões acerca do fenômeno da educação, na perspectiva da história. De tal maneira que as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo voltam-se para objetos que atravessam a recente literatura especializada, recobrindo temáticas associadas à história de diferentes tipos de instituições e de práticas educativas a elas correlatas.
Nesse quadro, escola, imprensa pedagógica, história da profissão docente, história dos livros e manuais escolares, arquitetura escolar, políticas educacionais, saberes escolares, relações entre religião e educação, infância e família são alguns dos problemas investigados pelos integrantes do NEPHE.


Os Mais Lidos do Blog